A emissão de documentos fiscais eletrônicos e os sistemas de emissão passam por constantes mudanças que criam desafios para as software houses. Uma das grandes fontes de problemas é a liberdade dos estados em adotar regras de validação diferentes, a critério de cada UF.

Veja a seguir como as regras de validação afetam o desenvolvimento de sistemas de emissão de documentos fiscais eletrônicos!

Qual é o panorama dos documentos fiscais eletrônicos?

O ambiente fiscal brasileiro evoluiu muito desde o início da implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Uma das principais mudanças é a mistura entre o documento fiscal eletrônico e as obrigações acessórias.

Antigamente os contribuintes emitiam documentos fiscais e a escrituração era feita posteriormente, por profissionais da área contábil. Hoje, a obrigação acessória está infiltrada no próprio momento de emissão do documento fiscal eletrônico. Existem vários requisitos, regras de validação e motivos para rejeições de documentos e aplicação de penalidades que acontecem no próprio ato da emissão.

O que são regras de validação?

As regras de validação dos documentos fiscais eletrônicos são exigências feitas pelo sistema que devem ser cumpridas para evitar a rejeição dos documentos. Assim, os usuários emitem com sucesso os documentos fiscais eletrônicos que cumprem com os requisitos exigidos pelo sistema emissor.

A questão central com relação às regras de validação é que elas variam de acordo com o estado. Assim, cada contribuinte pode se sujeitar a normas diferentes, dependendo do estado, atividade exercida e outras variáveis.

Quais os desafios para o desenvolvedor?

A mistura entre emissão de documentos fiscais e obrigações acessórias traz vários problemas para os desenvolvedores de sistemas. No final das contas, sobra para a software house criar maneiras de proporcionar ao contribuinte o cumprimento das obrigações acessórias, customizando os sistemas para as peculiaridades de cada estado, mesmo se tratando de um produto nacional.

O Fisco informa ao contribuinte as obrigações acessórias que devem ser cumpridas e alterações de procedimentos. No entanto, o usuário acredita que a responsabilidade de resolver essas questões não é mais dele nem de seu contador, mas do desenvolvedor do sistema de emissão. Logo, a software house não pode ignorar essa realidade, mas ainda há muito a melhorar na relação com o Fisco.

Como os problemas com regras de validação poderiam ser superados?

A delegação da criação das soluções para as novas regras de validação de cada UF para as software houses já é uma realidade. Pensando nela, o ideal seria desenvolver mecanismos que facilitassem a conformidade dos sistemas emissores.

É primordial fazer com que as regras de validação constem, de forma centralizada, em um portal de fácil acesso, como acontece no estado de São Paulo.

Dada a quantidade de estados, as informações deveriam ser centralizadas no ambiente nacional. Para facilitar a vida dos desenvolvedores, a página sugerida deveria conter informações de todas as regras de validação para cada uma das UFs, não somente as opcionais, bem como:

  • sempre que envolver legislação, indicar o dispositivo que a rege;
  • indicar a orientação para preenchimento;
  • demonstrar a forma de cálculo, quando aplicável;
  • ilustrar as mudanças com exemplos práticos;
  • publicar a data de ativação no ambiente de homologação;
  • indicar a data de ativação no ambiente de produção.

Outro ponto importante seria a criação de convênios visando à designação de prazos para as UFs divulgarem e implementarem as mudanças. Assim, as software houses conseguiriam incluir as alterações em seus sistemas, garantindo a emissão sem erros para os clientes.

As regras de validação são um elemento complicador no desenvolvimento de sistemas para emissão de documentos fiscais eletrônicos. Com a centralização das informações e divulgação de fácil acesso para as software houses, grande parte dos problemas seria solucionada. Essa é nossa expectativa para a evolução do setor!

Quer descobrir como a Vinco lida com sistemas de emissão de documentos fiscais eletrônicos para ERP? Entre em contato conosco!