Com o objetivo de simplificar alguns processos do e-commerce e acompanhar os avanços digitais, surgiu o Danfe em formato de etiqueta.
Quer saber para que ele serve e como vai auxiliar os e-commerces? Então, continue lendo que vamos explicar tudo para você!
O que é o Danfe em formato de etiqueta?
O Danfe em formato de etiqueta ou Danfe Simplificado – etiqueta surgiu com a publicação da Nota Técnica nº 2020.004. Ela possibilita que seja feita a substituição do Danfe impresso por uma etiqueta.
Dessa maneira, o Danfe Simplificado – etiqueta poderá ser usado nas operações de venda a varejo para consumidor final em comércio eletrônico.
Com isso, a exigência da descrição do produto fora da embalagem chegará ao fim. Mas, as empresas devem manter o valor total da nota de maneira visível.
O surgimento dessa NT atende parcialmente a uma demanda da FecomercioSP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), que visava por uma logística sem papel.
Então, a FecomercioSP encaminhou ao Confaz uma proposta que pudesse substituir a nota impressa por uma etiqueta com o resumo das informações. E, ainda, que fosse lida pelo QR Code ou código de barras.
Devido a relação que a FecomercioSP tem com o Conselho de Comércio Eletrônico, que por sua vez tem relação com o Poder Público, foi publicada a NT nº 2020.004.
Como mencionado anteriormente, a Nota Técnica nº 2020.0004 autoriza que as descrições da nota não apareçam mais. Mas, o valor total da nota precisa aparecer.
Quais os procedimentos para usar o Danfe em formato de etiqueta?
O uso do Danfe simplificado – etiqueta tem alguns procedimentos para ser seguido.
Veja abaixo quais são:
- o Danfe em formato de etiqueta pode ser impresso em qualquer tipo de papel. Desde que a largura mínima seja de 55 milímetros;
- a chave de acesso e o código de barras poderão ser impressos em qualquer sentido, no canto superior direito do papel;
- as fontes e caracteres devem ter o tamanho inferior a seis pontos e os títulos devem ser em negrito e caixa alta;
- no Danfe em formato de etiqueta deve constar os campos obrigatórios, como: descrição, dados do emitente, dados gerais da NF-e, dados do destinatário, dados dos totais da NF-e e o Protocolo de Autorização de Uso.
Por que o Danfe em formato de etiqueta auxilia o e-commerce?
Os benefícios que o Danfe em formato de etiqueta traz para o mercado de e-commerce são:
- Por causa da etiqueta adesiva que evita o trabalho de imprimir e colocar o Danfe fora da embalagem, o processo de despacho da mercadoria fica mais ágil.
- Ocorre a redução do custo da operação, porque a etiqueta é menor que o Danfe tradicional. Com isso, fica mais fácil de encaixar e colar nas embalagens.
- Minimiza o risco de roubo da mercadoria, porque não há informações sobre o item que está sendo transportado e entregue.
- Padroniza e facilita as consultas, pois disponibiliza o código de barras e a chave de acesso.
Como usar o Danfe simplificado no VincoDFe?
O Danfe simplificado – etiqueta já está disponível para uso no VincoDFe. E é muito simples de usar.
Veja o modelo de Danfe simplificado – etiqueta disponível no VincoDFe:
Dessa forma, esse é o formato definido pela Nota Técnica, referente a apresentação de valores no VincoDFe.
E você, o que achou dessa nova Nota Técnica e da simplificação do Danfe em formato de etiqueta?
Que tal deixar a sua opinião aqui nos comentários?
Posts relacionados
14 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
POSTS POPULARES
- 5 técnicas para o levantamento de requisitos de software 64.9k visualizações
- Sou obrigado a informar o CPF em todas as compras? 52.8k visualizações
- Você sabe como funciona o Número Sequencial Único (NSU) da NF-e? 29.6k visualizações
Boa tarde!
Qual seria o exato tamanho da fonte? Não localizei muitas informações sobre os pontos da fonte e, principalmente, sobre 6 pontos. Se puderem me auxiliar, agradeceria muito!
Olá Julia.
A Nota Técnica 2020.004 especifica na página 4 os padrões de caracteres:
02.3 Padrões de Caracteres (Tipos de Fontes)
Todos os caracteres deverão estar impressos em tamanho não inferior a seis (6) pontos, sendo os títulos dos campos impressos em negrito e em caixa alta (maiúsculas).
Boa tarde
Qual impressora usar?
Olá Sérgio.
Não há restrição quanto ao tipo de impressora, desde que atendidas as exigências de formato e legibilidade do DANFE Etiqueta. Há restrição quanto à largura do papel, que deve ser de 55 milímetros ou mais largo.
Olá Carlos Duenas, ótima matéria… para nós do ecommerce facilita mesmo, mas o que você acha do cliente? será mais fácil jogar a caixa fora junto a nota né (ótimo para o Governo) não tem descritivo da meracadoria mais tem o valor impresso! (até melhor para roubo de carga )
Olá Sérgio.
No comércio eletrônico a NF-e é sempre enviada por e-mail ou disponibilizada de alguma maneira para o destinatário. Isso é uma obrigação do emitente! A finalidade do DANFE é acompanhar a mercadoria. Assim, quando a mercadoria chega ao consumidor final o DANFE perde sua finalidade.
A obrigatoriedade de apresentar o valor está na nota técnica que disciplina o que deve constar no DANFE Simplificado – Etiqueta. Na prática, o que temos visto no mercado é que as etiquetas não apresentam o valor. As empresas provedoras de soluções, grandes contribuintes e o fisco estão permanentemente buscando aperfeiçoamento e melhor adequação dos documentos fiscais eletrônicos à realidade do país.
Eu comprei um celular e veio com essa etiqueta. Mas eu não sabia que isso existia, hehehe, ai pedi a nota pra loja que vendeu o celular e ela disse que não tem como me mandar pq ela vem só em forma de etiqueta. É assim mesmo?
Olá Juliane.
Isso depende da operação da empresa que está vendendo e está correto.
Mas você pode consultar a nota fiscal completa no Portal Nacional da NF-e informando a chave de acesso que está impressa no DANFE Simplificado – Etiqueta.
Ola, sobre o LGPD. Tenho clientes questionando e ameaçando processo por expor seus dados. Não entendem que anteriormente, com a danfe no canguru, os mesmos dados eram expostos. Como posso orientar o cliente corretamente para não ter problema futuro? obrigado e parabéns pelo blog.
Olá Denis, boa tarde! Inicialmente agradeço pelo contato. Sobre a sua dúvida, recentemente, escrevemos um artigo exatamente sobre esse tema: LGPD e CPF na nota fiscal: ainda é possível? (https://blog.vinco.com.br/lgpd-e-cpf-na-nota-fiscal/). Acredito que esse artigo irá ajudá-lo, mas – em resumo – a legislação fiscal se sobrepõe à LGPD, quando se trata de dados necessários ao Fisco, prevalece a necessidade do Fisco, independente de ser pessoa física ou jurídica.
e como eu consigo este programa e como aplica-la no meu sistema?
Olá Rogério! Enviaremos as informações solicitadas para o seu e-mail. Agradeço pelo contato e interesse.
Estou com problemas com as transportadoras no qual não querem transportar com etiqueta simplificada.. qual é o procedimento para as transportadoras?
Olá Clebson! O DANFe etiqueta omite algumas informações por questões de segurança e praticidade. Além disso, não permite que o canhoto de papel seja destacado e assinado pelo destinatário (recebedor da mercadoria). Sendo assim, pode ser que algumas transportadoras dêem preferência para continuar operando o DANFe normal (tamanho A4) para que seus processos não sejam alterados e para que consigam colher a assinatura do destinatário. O DANFe etiqueta é uma opção de uso do emitente e não há legislação que obrigue a transportadora aceitar o DANFe etiqueta.