As empresas dos mais diversos portes têm que lidar rotineiramente com a escrituração fiscal, que hoje é feita no ambiente eletrônico. Isso significa que os clientes da sua Software House lidam com desafios na gestão de documentos fiscais diariamente. Para ajudar seus clientes a realizar uma emissão sem erros é importante compreender como eles acontecem.
Quer entender melhor quais são os principais erros de emissão de documentos fiscais? Acompanhe este artigo e saiba como reduzir os problemas de seus clientes!
Quais são os erros mais comuns nos documentos fiscais?
A escrituração fiscal feita no ambiente eletrônico tem peculiaridades que devem ser levadas em consideração. Por mais que o contribuinte esteja familiarizado com o ambiente de emissão, os campos mudam, novos blocos obrigatórios surgem, códigos são extintos e cabe ao emissor saber como fazer tudo corretamente.
Os erros que impedem a validação de um documento fiscal eletrônico geralmente são causados pelo preenchimento incorreto. Um sistema de gestão que conte com um módulo de emissão de documentos fiscais é capaz de ajudar o contribuinte a entender os campos e informações necessários, além de automatizar parte do processo, evitando falhas humanas.
Os principais pontos a se considerar durante a emissão dos documentos são os códigos de operação e situação tributária. Um erro nesses campos causará problemas sérios na escrituração fiscal da empresa.
Quais são as consequências dos erros na escrituração fiscal?
O documento fiscal eletrônico que apresente erros de preenchimento fatalmente levará à rejeição do documento, que será barrado pelo sistema por descumprimento de regras de validação. Isso cria a necessidade de correção da falha e repetição do processo de emissão.
Contribuintes que têm um número excessivo de rejeições repetidas acabam sofrendo penalizações da SEFAZ. Elas podem ir desde uma suspensão temporária da emissão até mesmo uma necessidade de contato com a SEFAZ para desbloqueio do contribuinte. Para quem precisa emitir notas fiscais para trabalhar, esse é um transtorno imenso!
Como favorecer uma emissão sem erros?
Há muitas atitudes que facilitam a escrituração fiscal de uma empresa. Em primeiro lugar, é necessário entender o ambiente de emissão e os campos para um preenchimento correto. Um software com interface amigável conduz o usuário e o auxilia na emissão sem erros.
O sistema de emissão de documentos fiscais eletrônicos vai muito além da mensageria. Quando ele é elaborado seguindo as melhores práticas, cumpre um papel de destaque na prevenção de problemas com a escrituração fiscal.
Outro ponto importante é que a plataforma utilize as regras de validação dos documentos fiscais como um verdadeiro guia para o contribuinte. Se todas as regras são cumpridas, as chances de uma emissão com erros é drasticamente reduzida.
A escrituração fiscal de seus clientes pode se tornar mais simples com um sistema que atue como um auxiliar no processo de emissão e validação. Uma emissão sem erros evita problemas como a rejeição da nota fiscal ou o bloqueio do ambiente de emissão. Logo, a meta deverá ser sempre apoiar os clientes na emissão dos documentos fiscais eletrônicos de maneira correta e segura.
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