Todos já sabemos o que é o PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, e o quanto ele facilitará as transações financeiras que eram feitas por meio da TED, do DOC e do cartão de débito.

O tão chegado dia para o seu lançamento e o cadastro dos usuários está cada vez mais perto, o que está fazendo com que os bancos abram uma disputa entre eles para conquistar os clientes e fazer com que possam aderir ao PIX nas suas instituições.

Continue lendo esse artigo que trouxemos para você um rápido resumo do que é o PIX, algumas curiosidades e a sua relação com um documento fiscal eletrônico.

O que é o PIX?

O PIX é o mais novo sistema de pagamentos instantâneos que proporcionará a possibilidade de fazer pagamentos e transferências 24 horas por dia e em qualquer dia da semana, inclusive aos finais de semana.

Ele é uma novidade criada pelo Banco Central que será adotada em todo o país tanto pelas pessoas físicas quanto jurídicas. Sendo assim, é comum ainda ter muitas dúvidas sobre essa nova forma de transferir valores. 

A principal dúvida refere-se a chave do PIX, um identificador único que consta no seu ambiente e que está confundindo a cabeça de algumas pessoas. A chave do PIX é o primeiro passo para os usuários entrarem no universo PIX, portanto vale a pena ler sobre esse assunto.

Por isso, separamos o tópico a seguir somente para explicar sobre ela.

O que é a chave do PIX?

O PIX vai entrar em funcionamento em novembro, mas muitas instituições financeiras já estão mandando notificações para que o cliente faça um pré-cadastro, solicitando as chaves do PIX. O cadastro das chaves do PIX poderá ser feito a partir do início de outubro.

Porém, você sabe o que são as chaves do PIX? Elas são os dados necessários para o envio de um PIX a alguém. Ou seja, são chamadas de apelidos usados para identificar a sua conta, agência e banco, como um código ou identificador.

Por exemplo, você pode registrar uma ou mais chaves em um banco que aderiu ao PIX, para fazer as suas transações. 

Dessa forma, ao invés de precisar usar todos os seus dados bancários para fazê-las, basta usar uma das chaves registradas naquele banco. Então, quando uma pessoa ou empresa for fazer uma transferência ou pagamento, é só informar a chave para que seja feito a transação.

É possível ter quantas chaves?

Para quem possui CPF, é possível ter até cinco chaves do PIX. Já para quem possui CNPJ, pode ser registrado até vinte chaves. Todas elas devem ser usadas individualmente para cada uma das instituições financeiras ou todas para a mesma.

Os tipos de chaves são:

  • CPF ou CNPJ;
  • e-mail;
  • telefone;
  • chave aleatória: que substitui todas as chaves por uma que é gerada no aplicativo, sendo um conjunto de números, letras e símbolos. Ela pode ser gerada na hora da transação para quem não quer compartilhar nenhuma das chaves.

É possível que seja registrado mais de um e-mail e telefone. Mas não pode ser usado o mesmo para vários bancos. Quanto ao CPF e CNPJ deve ser usado somente para o PIX em uma única instituição bancária.

É recomendável pelo Banco Central, que seja feito o cadastramento das chaves para que todas as transações possam ser feitas com mais agilidade e praticidade, facilitando assim os recebimentos de pagamentos e transações.

Quer saber como gerar as chaves do PIX?

Para que seja gerado uma chave do PIX é utilizado um registro pelo aplicativo da instituição bancária que o usuário possui conta.

Estando na conta, você faz uma confirmação através de um código enviado por SMS ou e-mail e depois vincula a chave que escolheu para aquela conta. Porém, esse procedimento varia de banco para banco.

É bom deixar claro que você não é obrigado a aderir ao PIX, mas que com ele terá mais facilidade e rapidez nas suas transações. Sendo um sistema totalmente seguro e desenvolvido pelo Banco Central, o que gera muito mais credibilidade aos usuários que começarem a usá-lo.

E quais as vantagens do PIX?

Você já percebeu que com o PIX todas as suas transações bancárias ficarão mais fáceis.

Veja a seguir as principais vantagens para usuários e empresas:

1 – Para usuários:

  • Rapidez: com transferências em até 10 segundos.
  • Conveniência: com transações 24 horas todos os dias da semana.
  • Economia: menores custos.
  • Simplicidade: as transferências podem ser feitas de maneira facilitada.
  • Segurança: todas as validações de segurança das instituições bancárias, continuam valendo para quem aderir ao PIX.

2 – Para empresas:

  • QR Codes: para facilitar os pagamentos.
  • Fluxo de Caixa: receba e pague em tempo real.
  • Conciliação simplificada: toda a organização dos seus recebimentos por meio do PIX.
  • Segurança: todas as validações de segurança das instituições bancárias, continuam valendo para as empresas.

Saiba algumas curiosidades sobre o PIX!

Desde o surgimento do mais novo modelo de pagamento criado pelo Banco Central, várias são as mudanças e novidades que estão entrando em vigor.

Veja algumas delas a seguir:

  • A cada 10 transações enviadas pelo PIX, as instituições pagarão R$ 0,01.
  • PicPay, Nubank, Banco Inter, Banco do Brasil, Santander, Mercado Pago são algumas que já começaram com um pré-cadastro para os usuários e empresas aderirem ao PIX.
  • As transações por meio dele também poderão ser feitas através do QR Code e de cartões por aproximação.
  • Todas as informações dos usuários ficaram armazenadas no DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais).
  • Os bancos tradicionais estão investindo em tecnologia e segurança para se adaptarem à revolução que o PIX vai trazer.
  • O projeto estava previsto para iniciar em novembro, mas devido a boa aceitação do mercado foi antecipado para outubro e muitos já estão prontos.

O PIX tem relação com um documento fiscal eletrônico?

Como vimos anteriormente, o PIX refere-se a mais uma forma de pagamento e transferência de valores, podendo ser entre pessoas jurídicas ou pessoas físicas. 

Portanto, é apenas mais um meio de pagamento que não tem relação direta com os documentos fiscais eletrônicos. A não ser que seja utilizado para pagamento de uma transação comercial de venda de pessoa jurídica que, nesse caso, deverá ser registrada essa forma de pagamento no respectivo DF-e.

Afinal, o PIX surgiu para trazer mais facilidade e rapidez nas transações bancárias, mas será necessário informar essa forma de pagamento quando estiver associado ao pagamento de uma transação acobertada por uma NF-e ou NFC-e

Se você quiser sempre se manter atualizado sobre as novidades do mercado fiscal, contábil e financeiro, não deixe de assinar a nossa Newsletter!