A documentação fiscal está juntando as diferentes etapas da escrituração fiscal para que tudo seja controlado por documentos fiscais eletrônicos. Quem atende a empresas e presta assessoria na gestão empresarial deve conhecer os principais desafios dos empresários brasileiros. Saber o que é e como funcionam as remessas e a nota fiscal de retorno é um passo importante na gestão de estoque e na administração tributária dos clientes.

Para entender melhor como o procedimento de remessa e nota fiscal de retorno funciona, acompanhe este artigo. Explicaremos mais sobre o assunto para que você saiba como ajudar seus clientes!

O que é nota fiscal de remessa?

A nota fiscal de remessa é aquela que registra quando um item sai do estoque da empresa por motivos não comerciais. Logo, não estamos diante de uma operação de compra e venda, mas sim de um envio que pode ter várias naturezas:

  • amostras e brindes;
  • doações;
  • envio para conserto em outro local;
  • entrega em consignação;
  • envio para depósito externo ou armazém.

O que é nota fiscal de retorno?

A nota fiscal de retorno é o equivalente da remessa, mas no sentido contrário. Estamos falando de itens que entram para o estoque da empresa, mas por razões não comerciais. Assim, temos como motivos para retorno:

  • retorno de demonstração;
  • retorno de armazém;
  • retorno de consignação;
  • entrega do produto para reparos pelo vendedor, sem anulação da compra e venda.

Como emitir nota fiscal de remessa e nota fiscal de retorno?

Como estamos diante de documentos fiscais eletrônicos, a empresa deverá acessar o sistema utilizado para emissão. Para que a emissão seja feita de maneira correta, é importante verificar o registro da natureza da operação, que é definido pelo CFOP.

CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações. São os números que identificam uma determinada operação por categorias, devendo ser preenchidos na hora da emissão.

Os quatro dígitos do código indicam categorias, sendo que o primeiro número é o indicador do tipo de operação e os outros demonstram a finalidade e o tipo de produto ou serviço constantes da nota. O CFOP correto é o que fará que a nota de remessa e a nota fiscal de retorno sejam emitidas da maneira correta.

O preenchimento deve ser adequado para o tipo de remessa ou retorno para que não seja cobrado o imposto. A nota fiscal será utilizada para acompanhar o produto durante o transporte ou para justificar sua entrada e permanência em estoque, em caso de eventual fiscalização.

A empresa deve prestar muita atenção para fazer a emissão de notas de remessa ou registrar devoluções por nota fiscal de retorno. Errar os códigos e procedimentos pode fazer com que ela seja autuada ou tenha que pagar imposto quando, na operação, não caberia a cobrança. Por isso é importante otimizar o sistema ERP e ajudar os clientes a emitir a NF-e de maneira mais prática e com menor chance de erros de emissão!

Sua software house e seu sistema de gestão têm muito a ganhar se você se mantiver atualizado quanto ao universo da gestão empresarial. Para saber mais sobre documentos fiscais, tecnologia e inovação, assine a newsletter! Você receberá conteúdos do blog diretamente em seu e-mail!