A internet e o avanço tecnológico revolucionaram a forma como as pessoas interagem entre si. A prevalência do uso de tecnologia fez com que surgisse até mesmo a chamada economia digital. Relações comerciais que antes eram feitas presencialmente foram inteiramente transferidas para o meio digital, criando oportunidades e desafios para as empresas.

Quer entender mais sobre o que é e como funciona a economia digital? Continue acompanhando este artigo para saber mais!

O que é economia digital?

A Economia Digital se refere às atividades econômicas que usam tecnologias de computação digital, ou seja, produtos e serviços baseados no ambiente digital. Cada vez mais as interações e o trabalho migram para o ambiente digital.

No caso dos sistemas ERP, eles vieram de um momento em que eram meros bancos de dados alimentados manualmente para se transformar em ferramentas de gestão integrada. Hoje os sistemas acumulam diversas funções, centralizadas de forma digital.

Como a economia digital funciona?

A economia digital funciona utilizando a integração de diversos recursos tecnológicos em prol de agilizar os produtos e serviços, para que sejam feitos no meio digital. A ideia é integrar informação, sistemas de gestão, armazenamento em nuvem e redes sociais para fazer negócios sem precisar ir a algum lugar ou usar meios físicos de pagamento.

Quais os pilares da economia digital?

A economia digital foca em três princípios para a criação de produtos e serviços inovadores no setor. Em alguns casos pode ser a transposição para o digital de algo que antes era feito no mundo físico, como é o caso da nota fiscal e comprovantes de entrega eletrônicos, ou então serviços nunca antes imaginados.

Conectividade

A conectividade é um elemento essencial dos produtos e serviços na economia digital. Uma conexão de qualidade, com baixa latência e confiabilidade aprimoram a experiência do cliente no ambiente digital. Só assim os clientes se sentirão seguros para abandonar o uso de opções presenciais.

Segurança da informação

Sem segurança da informação não é possível concluir negócios, especialmente aqueles que envolvam informações confidenciais ou pagamentos. Trata-se de uma área em franca expansão, com a criação de novas normas para regulamentar a matéria. Quem quiser conquistar mais clientes deve investir em segurança da informação.

Excelência em execução

Quem quer trabalhar com economia digital deve estar preparado para planejar e cumprir o plano. A excelência em execução implica em fazer bem e fazer rápido. Como as tecnologias e prioridades estão em constante transformação, é essencial que as empresas tenham em mente que é preciso fazer certo desde a primeira vez.

A economia digital é uma tendência do mercado que permite que cada vez mais os produtos e serviços relevantes sejam no meio digital. Conhecer essa tendência amplia o leque de opções de criação de produtos e serviços dentro da software house. Ajustar a forma de trabalho da empresa visando mais conectividade, segurança da informação e excelência em execução assegura o aprimoramento de produtos e serviços.

A tendência de um mundo cada vez mais digital não pode ser ignorada pelas empresas que desejam se manter relevantes no mercado.

Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais para que seus contatos também aprendam sobre o assunto!