Com as mudanças nos hábitos de consumo das pessoas e a transformação digital que marca o mercado atual, cada vez mais os softwares são demandados para a execução de diferentes funções dentro dos negócios. Essa realidade tem impactado diretamente na rotina das software houses, visto que agora se exige muito mais performance, funcionalidades e diferenciais nas soluções desenvolvidas, mas em um cronograma de projeto bem mais curto do que o normal.

Nesse contexto, é nítida a necessidade das software houses por estratégias capazes de otimizar o desenvolvimento e atualização de seus produtos. Afinal, em um cenário de alta demanda e rigor por suas soluções, é preciso focar naquilo que realmente contribui para a entrega de soluções perfeitamente alinhadas às necessidades dos clientes e da evolução dos produtos, atendendo a cronogramas de projeto ainda menores.

Para tanto, investir na terceirização de partes do sistema, como veremos adiante, pode melhorar a performance do seu desenvolvimento, transferindo responsabilidades pouco ligadas aos diferenciais e especialização da empresa a terceiros, estes sim especializados na parte terceirizada.

Continue a leitura e entenda os benefícios dessa ação!

Como a terceirização pode melhorar os produtos de uma software house?

Como dito, atualmente o nível dos requisitos exigidos pelas empresas no desenvolvimento de softwares aumentou bastante. Em contrapartida, o tempo de implementação de mudanças e o próprio desenvolvimento da solução só diminuiu.

Por tal motivo, nem sempre é tão simples para o desenvolvedor atender ao cronograma exigido pelo cliente, seja pela limitação quantitativa das equipes ou pela falta de conhecimento em determinados assuntos. Em maior ou menor escala, isso acaba gerando atrasos e outras inconsistências nos projetos.

Nesse cenário, terceirizar, tanto quanto possível, atividades que não estejam diretamente ligados ao diferencial competitivo, mas que de algum modo drenam a produtividade, é uma estratégia bastante eficiente para reduzir o “time to market” dos produtos da software house. Isso não é novidade e a software house já o faz em alguma escala.

Boletos bancários, envio de SMS, loja de comércio eletrônico são alguns exemplos já largamente utilizados. Mais recentemente encontramos exemplos em ferramentas de busca, geolocalização, inteligência artificial entre outras.

Outsourcing para emissão de documentos fiscais

Outra tendência forte atualmente é utilizar estratégias de outsourcing também para a emissão de documentos fiscais eletrônicos. A grande variedade de documentos fiscais eletrônicos como NF-e, NFS-e, NFC-e, CT-e, BP-e e outros e a alta frequência de atualização das legislações fiscais têm consumido muito tempo e energia das equipes de desenvolvimento, principalmente quando a software house tem como foco sistema de gestão empresarial, de transportes ou aplicativo comercial para varejo.

Assim sendo, é imprescindível ter a emissão e recebimento de documentos fiscais eletrônicos integrados a esses sistemas, embora mantê-los em dia com a legislação demande uma equipe dedicada, o que tira recursos significativos das funcionalidades que são os diferenciais da software house.

Há alguns anos, o outsourcing para a emissão de documentos fiscais eletrônicos era mais comum em software houses de pequeno porte, hoje é amplamente utilizado em todos os portes de empresas, inclusive em software houses líderes de mercado.

Como esse tipo de medida fortalece a utilização de metodologias ágeis?

Sabemos o quanto as metodologias ágeis são ferramentas importantes para a boa execução de projetos, sobretudo na área de tecnologia. Porém, para que um método ágil seja realmente efetivo é preciso que a equipe esteja alinhada a essa cultura ágil, sendo necessário que todos os componentes do sistema estejam apoiados em ideias de eficiência, o que pode ser conseguido utilizando especialistas para cada um deles.

Nesse sentido, o outsourcing, de maneira direta e indireta, acaba reforçando a qualidade dos projetos e a aplicação dos métodos ágeis. Isso ocorre porque os desenvolvedores têm todo o suporte necessário para focar nas suas especialidades, com a certeza que os outros componentes estão nas mãos de especialistas.

Por fim, em resumo, o cronograma de projeto pode ser mais bem executado, uma vez que todos os envolvidos podem direcionar seus esforços naquilo que efetivamente traz melhorias para a qualidade final das entregas.

Gostou deste post? Deseja aprender mais sobre como otimizar a rotina da sua software house? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre o tema!