A maioria das empresas que fazem emissão de nota fiscal eletrônica já se depararam com a denegação de NF-e ou NF-e denegada.
Ela ocorre quando o destinatário ou emitente da NF-e estiver impedido de praticar operações na condição de contribuinte do ICMS devido a alguma irregularidade fiscal no cadastro do contribuinte.
Ao ter seu uso denegado, aquela nota fiscal fica registrada na base de dados da SEFAZ e não pode ser alterada por nenhum evento. A numeração também não pode ser reusada em nenhum outro documento;
No entanto, a Nota Técnica 2024.001 traz mudanças significativas para a denegação de NF-e e a sua emissão.
É sobre isso que explicaremos neste artigo! Por isso, continue lendo e confira!
O que diz a Nota Técnica 2024.001 referente a denegação de NF-e?
A Nota Técnica 2024.001, implementa o AJUSTE SINIEF 43/23, o qual estipula que o processo de denegação é eliminado para a NF-e (modelo 55), substituindo por processo de rejeição.
Ou seja, deixa de ser uma situação definitiva de um documento fiscal, passando a ser uma rejeição que pode ser corrigida.
Os prazos das validações e alterações com a NT são:
- implantação teste: 3 de junho de 2024;
- implantação produção: 2 de setembro de 2024.
Você pode saber mais sobre a denegação de NF-e no Portal da Nota Fiscal Eletrônica e no Ajuste AJUSTE SINIEF 43/23.
Como o Grupo Vinco pode ajudar nessa alteração?
A transformação da denegação de NF-e em rejeição representa uma mudança significativa no processo de emissão e correção das notas fiscais eletrônicas.
Embora isso possa trazer benefícios em termos de agilidade e eficiência na correção de erros, também destaca a importância da precisão e da conformidade desde o início.
Os contribuintes e os sistemas de emissão de NF-es precisam se adaptar a essa mudança e garantir que estejam preparados para lidar com as implicações dela.
O Grupo Vinco pode auxiliar nessa alteração no processo de emissão da NF-e e na emissão de todos os documentos fiscais, além de possuir muitas outras ferramentas que facilitam o dia a dia.
Entre em contato conosco e saiba mais! Aproveite também e continue acompanhando o nosso blog que sempre traremos novidades sobre o universo dos documentos fiscais e de tecnologia!
Posts relacionados
Deixe um comentário Cancelar resposta
POSTS POPULARES
- 5 técnicas para o levantamento de requisitos de software 65.7k visualizações
- Sou obrigado a informar o CPF em todas as compras? 55.1k visualizações
- Você sabe como funciona o Número Sequencial Único (NSU) da NF-e? 29.9k visualizações
Stay connected