A comprovação de entrega é algo essencial para efetivar que a mercadoria chegou ao seu destino. E com o auxílio da tecnologia, comprovar a entrega está ficando cada dia mais seguro e eficiente.

Sendo assim, isso facilita o trabalho das empresas na área de transporte que precisam lidar com o comprovante de entrega em papel e algumas dificuldades durante o processo.

Com o CE-e (Comprovante de Entrega Eletrônico) e um sistema próprio para isso, todas essas dificuldades acabam. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo que vamos contar tudo para você!

A evolução do comprovante de entrega eletrônico!

Atualmente o comprovante de entrega é uma via física conhecida como “canhoto” que acompanha a NF-e e o CT-e, com a data do recebimento e a assinatura do recebedor da carga. Depois que a mercadoria é entregue, o canhoto assinado precisa retornar para a área administrativa, o que pode demorar dias ou até semanas.

Isso é reflexo de uma lentidão enorme em relação ao processo que envolve a comprovação de entrega, além de uma série de problemas como:

  • extravio do comprovante;
  • gasto excessivo de papel;
  • custo com a organização, administração e arquivamento do canhoto;
  • espaço para guardar o canhoto em local seguro.

Por causa de todos os problemas que podem ocorrer com o canhoto físico, o Fisco criou o CE-e – Comprovante de Entrega Eletrônico, que muitas empresas já estão implementando no Brasil.

Comprovante de Entrega Eletrônico

O Comprovante de Entrega Eletrônico ao ser registrado torna-se parte integrante do CT-e ou NF-e. Isso é feito através de um evento assinado digitalmente pelo emissor.

O CE-e pode ser registrado em dois documentos: 

  1. Comprovante de Entrega para NF-e: que deve ser emitido por emissores de NF-e quando a entrega for feita com frota própria (em implantação, previsto para o 3º trimestre de 2020).
  2. Comprovação de Entrega para CT-e: que deve ser emitido pelas transportadoras quando a entrega for feita por empresa especializada em transporte.

Para saber mais sobre ele leia o nosso artigo Saiba tudo sobre o comprovante de entrega eletrônico!

Como um sistema de comprovação de entrega pode ajudar a minha empresa?

Buscando por melhorias na área de prestação de serviços aos clientes, as empresas na área de logística e transporte estão usando sistemas que permitem a confirmação da entrega em tempo real e podem fazer o armazenamento dos comprovantes de entrega de forma digital.

Por isso, várias transportadoras e embarcadores estão investindo em sistemas de entregas que podem automatizar todo esse procedimento e fazer a emissão de forma correta do comprovante de entrega eletrônico.

Dessa forma, as empresas podem gerenciar suas entregas em tempo real e garanti-la ao cliente. Com isso, podem ter a confirmação de todas as informações, como a quantidade dos itens, o endereço do local, coordenadas geográficas e o horário que foi feita. 

Outras soluções podem ainda incluir módulos de acompanhamento de rota e agendamento, garantindo que o motorista se mantenha no prazo e verificando os melhores trajetos para fazer a entrega.

Isso traz, além de praticidade, inúmeros benefícios reduzindo os trabalhos manuais com papéis.

7 benefícios de utilizar um sistema de comprovação de entrega eletrônica!

Alguns dos principais benefícios ao utilizar um sistema de comprovação de entrega são:

  1. Redução de custo com manutenção de veículos: que reduz devido ao planejamento da melhor rota.
  2. Informações enviadas em tempo real: o que facilita o recebimento de todas as informações e a sua consulta de maneira correta.
  3. Diminuição de reclamações e devoluções dos clientes: devido à comprovação de entrega com provas incontestáveis.
  4. Redução do tempo de entrega e do recebimento do pagamento: que pode ser registrado com fotos, vídeos e outros meios sem a necessidade obrigatória de um contato humano.
  5. Não existe mais o manuseio do papel: o que evita que ele seja extraviado ou alterado.
  6. Diminuição de erros: devido eliminação da necessidade de digitação ou reconhecimento da escrita humana.
  7. Aprimoramento dos serviços: com um sistema eficiente na comprovação de entrega todos os serviços da empresa são aprimorados e melhorados.

Outros benefícios do CE-e!

Além de todos os benefícios mencionados acima, existem outras tecnologias que podem auxiliar e complementar o sistema de comprovação de entrega.

Podemos citar as seguintes tecnologias:

1 – Controle de rotas

O controle de rotas faz todo o planejamento da trajetória do veículo até o seu destino, promovendo a eficiência do trabalho e da entrega. Sendo assim, através dele é possível evitar rotas perigosas que levam aos roubos de carga, deixando os motoristas mais tranquilos em relação ao trajeto.

O controle de rotas ainda proporciona:

  • diminuição do consumo de combustível;
  • reduz os desgastes dos veículos utilizados, porque ele não fica tão exposto;
  • menos prejuízo com os consertos;
  • mais produtividade.

2- Tracking

O tracking é outra maneira de monitoramento de rastreio de entrega através da análise de dados, que identifica o período de entrega e as suas atualizações.

3 – Caminhões Inteligentes

Por meio do uso do IoT, os caminhões inteligentes utilizam sensores e dispositivos para receber os dados entre eles. Portanto, todo o acompanhamento é feito em tempo real, desde a localização até o status das entregas.

4 – Cockpit

O cockpit é uma interface para dispositivos móveis que ajuda o motorista durante as entregas. Dessa maneira, ele acessa qual é a melhor rota, faz o acompanhamento das entregas realizadas e pendentes e pode reportar ocorrências e envio de informações para a solução da empresa.

Sistema de comprovação de entrega!

Todas as tecnologias mencionadas acima podem complementar um sistema de comprovação de entrega. Além disso, podem auxiliar na otimização do tempo e proporcionar uma gestão mais eficiente, por causa da transmissão de informações sobre a entrega em tempo real e gerando relatórios que contribuem para o relacionamento com o cliente.

Ele, por sua vez, antes da entrega pode acompanhar todo o trajeto da sua mercadoria, sabendo até o dia e o horário que ela chegará. Com isso, o cliente tem mais confiança na empresa e na entrega do item.

Percebeu como um sistema pode auxiliar a entrega efetiva da mercadoria? Tudo isso, fazendo a emissão do comprovante de entrega eletrônico com segurança e agilidade.

A Vinco possui uma solução que auxilia transportadoras e embarcadores nesse processo. Quer saber mais sobre ela? Acesse o material sobre o Comprovante Legal!

Gostou do artigo? Deixe aqui um comentário sobre o assunto!